Punta del Este é considerada uma das cidades turísticas mais famosas e sofisticadas do Uruguai, sendo conhecida por suas praias de areia branca, vida noturna vibrante e ambiente cosmopolita. Situada na costa sudeste do país, a cidade oferece aos seus visitantes uma mistura única de belezas naturais e infraestrutura moderna, atraindo viajantes de todo o mundo. A cidade foi o décimo-quarto destino escolhido para ser desbravado na primeira etapa do Projeto Desbravando as Américas. Estive pessoalmente em todos os atrativos turísticos descritos abaixo.
Vale ressaltar que todas as fotos foram tiradas por um celular e, por conta disso, a qualidade não é das melhores, mas era o que eu tinha à disposição naquele momento inicial do projeto rumo ao Alasca.
- A cidade de Punta del Este foi fundada no ano de 1908.
- A cidade pertence ao Departamento de Maldonado, Uruguai.
- O local é considerado um dos mais importantes e exclusivos balneários da América Latina.
- O local conta com uma população permanente de aproximadamente 12 mil habitantes, podendo atingir na alta temporada turística, verão, cerca de 450 mil habitantes.
- O primeiro hotel do famoso Balneário foi construído em 1889.
- Viajantes brasileiros e argentinos são os principais frequentadores do Balneário.
- A economia da cidade é em grande parte movida pelas atividades turísticas.
- Ônibus da Empresa COT
- Tempo de Viagem: 2 horas e 20 minutos
- Valor da passagem em junho de 2015: UYU 232,00
OBS: Durante a estação do inverno, existem apenas dois horários de ônibus com saída de Punta del Diablo em direção a Punta del Este. São eles às 6 horas da manhã ou as 17:30 da tarde.
- Couchsurfing na casa do uruguaio Gustavo foi uma excelente experiência. Ele me convidou para um city tour de carro, onde visitei alguns dos principais atrativos turísticos da sua cidade. Alojei-me em um quarto privativo com banheiro incluído e uma vista panorâmica deslumbrante. Esta foi a minha primeira experiência com Couchsurfing fora do Brasil.
Roteiro para 1 dia – O que fazer:
Playa Mansa: Trata-se de uma praia de águas tranquilas, banhada pelo Rio de la Plata, sendo ideal para famílias e viajantes que buscam sossego. Localizada próxima ao famoso hotel e cassino Enjoy Conrad, a praia se destaca por sua infraestrutura completa, com barracas de alimentos e bebidas, um pier e uma passarela de madeira que percorre a orla, proporcionando um passeio agradável. Um dos principais atrativos do local é o pôr do sol, considerado um espetáculo imperdível que rende fotos incríveis. Ao longo da praia, os visitantes encontram diversos paradores, como os das paradas 2, 5 e 7, que, durante a alta temporada, oferecem programação com DJs e entretenimento, atraindo quem busca mais animação. A praia também é propícia para esportes náuticos, como windsurf e jet ski, e, apesar da água ser fria, é perfeita para mergulhos durante o verão. Com guarda-sóis padronizados e uma atmosfera organizada, a Playa Mansa é cercada por edifícios elegantes e restaurantes renomados, como o Parador Muelle 3 e o Parador Imarangatu, sendo uma região movimentada, mas que exige um orçamento mais elevado para quem deseja aproveitar os serviços à beira-mar…
Aberta ao público 24h por dia
Entrada gratuita 🙂
Playa Solanas: Localizada em Punta Ballena, trata-se de uma charmosa praia de águas calmas banhada pelo Rio de La Plata. Protegida pelo paredão rochoso de Punta Ballena, é a praia ideal para famílias e para a prática de esportes náuticos. O acesso à praia é fácil pela Ruta 10, e suas ruas de terra são rodeadas por belas casas, mantendo um ar rústico e acolhedor. A praia oferece serviços como aluguel de jet-skis e pranchas, além de contar com um estabelecimento para atender os visitantes. Próximo dali, a poucas quadras, ficam o clube de Jazz e o restaurante Medio y Medio, famosos por suas intensas programações de shows na alta temporada. O local também abriga um quiosque da sorveteria Freddo e uma loja de sucos, complementando a pequena, mas encantadora infraestrutura que combina perfeitamente com a atmosfera tranquila e natural da praia…
Aberta ao público 24h por dia
Entrada gratuita 🙂
Punta Ballena: Trata-se de uma pequena península e resort, localizada no sul do Uruguai, no departamento de Maldonado, que se tornou uma importante atração turística no litoral do Rio de la Plata. Com aproximadamente doze quilômetros de praias ao longo da Ruta 10, ela faz fronteira com o resort de Chihuahua e inclui a famosa Casapueblo, a cidadela do artista Carlos Páez Vilaró. A região, que se desenvolveu a partir do arboreto fundado por Antonio Lussich em 1896, cresceu rapidamente e se tornou um dos principais destinos turísticos do país durante o verão. Em 2011, Punta Ballena tinha 750 habitantes permanentes, refletindo um aumento populacional significativo ao longo das décadas. O turismo se intensificou após 2009, com as praias de Portezuelo e Solanas atraindo visitantes por suas águas calmas e extensões de areia fina, enquanto a costa voltada para Punta del Este apresenta rochas e grutas. Além de suas belezas naturais, a região é conhecida pela observação de baleias, com o governo uruguaio considerando a criação de um santuário para a conservação dessas espécies. Com uma combinação de história, cultura e natureza, Punta Ballena oferece uma experiência única para viajantes que buscam relaxamento e atividades ao ar livre…
Aberta ao público 24h por dia.
Entrada gratuita 😉
Museo Casapueblo: Localizado em Punta Ballena, trata-se de uma edificação idealizada pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que originalmente a utilizou como casa de veraneio e ateliê. A construção, iniciada em 1958, foi projetada em um estilo que remete às casas de Santorini e se destaca por seu formato labiríntico, sem linhas retas e predominando a cor branca. Completada ao longo de 36 anos, a estrutura possui treze andares, oferecendo vistas deslumbrantes do Oceano Atlântico. Além de ser um museu, Casapueblo abriga uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel. O local presta homenagem a Carlos Miguel, filho do artista e um dos sobreviventes do acidente aéreo do voo 571 da Força Aérea Uruguaia em 1972. Desde a sua inauguração, o museu recebeu diversas personalidades da cultura e da política. Atualmente, o museu conta com várias salas de exposições e, diariamente, realiza a tradicional Cerimônia do Sol, na qual um poema é dedicado ao sol antes dele se pôr, celebrando a conexão entre arte e natureza em um espaço que é, ao mesmo tempo, uma escultura habitável…
Aberto ao público diariamente das 10h às 19h.
Valor da entrada em junho de 2015: UYU 200,00
Museo Ralli:Trata-se de um importante museu de arte contemporânea latino-americana e europeia, inaugurado em 1988, como o primeiro da rede de museus Ralli. Criado pela Fundação Harry Recanati, o seu principal objetivo é difundir a arte latino-americana, com influências europeias e sefaraditas. O museu exibe uma vasta coleção de mais de 6.000 quadros, incluindo obras de artistas renomados como Fernando Botero, Manuel Pailós e Salvador Dalí. O museu, projetado pelos arquitetos Marita Casciani e Manuel Quinteiro, combina arquitetura e natureza em um cenário único no bairro Beverly Hills de Punta del Este, com esculturas em bronze e mármore em seus amplos pátios. Além da arte contemporânea latino-americana, há também obras europeias dos séculos XV e XVIII e peças mais modernas, como as esculturas em bronze do inglês John Robinson. As exposições recentes incluem trabalhos do artista brasileiro Juárez Machado e do argentino Rodolfo Medina. O Museu é considerado uma parada obrigátoria aos amantes da arte…
Aberto ao público de terça a domingo das 14h às 18h
Entrada gratuita:)
OBS: De junho a setembro é necessário realizar agendamento prévio para a visitação.
Puente Leonel Viera: Popularmente conhecida como Puente Ondulante, trata-se de uma icônica obra de engenharia uruguaia localizada em Punta del Este. Inaugurada em 1965, a ponte foi projetada por Leonel Viera, famoso por suas soluções construtivas inovadoras, como o uso da técnica de banda tesa. O objetivo inicial do projeto era reduzir a velocidade do tráfego ao longo do Arroyo Maldonado, conectando as cidades balneárias de El Tesoro e La Barra a Punta del Este. A sua estrutura ondulada a torna uma atração turística e uma das paisagens mais emblemáticas da região. As primeiras e segundas pontes da área foram destruídas pela natureza, e a atual foi substituída por um segundo projeto paralelo em 1999, projetada por Alberto Ponce Delgado. Com 10 metros de largura, duas carris de circulação e construídas em concreto pré-tensionado, o design da Puente Ondulante provoca a sensação de vertigem ao ser atravessada em alta velocidade. O poeta Pablo Neruda celebrou a sua estética em um poema que compara suas curvas sinuosas às formas femininas e à solidez de uma fortaleza….
Aberta ao público 24h por dia
Acesso gratuito:)
Museo del Mar: Fundado em 1996, pelo colecionador Pablo Etchegaray, trata-se de um museu de história natural dedicado à vida marinha. Etchegaray passou anos colecionando exemplares marinhos de todo o mundo, e entre as atrações do museu está a famosa cadela Pajarita, empalhada, que o acompanhou por 18 anos em suas expedições. Com uma área de 2.300 m² e mais de 5.000 itens em exibição, o museu está dividido em quatro seções: o Museu do Mar, que apresenta esqueletos, habitats marinhos, além de exposições sobre piratas e tesouros; o Museu das Lembranças, que exibe objetos antigos relacionados à vida na praia; o Museu dos Balneários, que retrata a história de destinos turísticos como Punta del Este e Copacabana; e o Insetário, com uma vasta coleção de 38.000 insetos. Com exposições interativas e áreas voltadas para crianças, o museu é considderado uma atração imperdível para todas as idades.
Aberto ao público diariamente das 10h30min às 17h30min.
Valor da entrada em junho de 2015: UYU 100,00
Playa Montoya: Trata-se de uma praia localizada na costa do oceano Atlântico, em La Barra, Maldonado, a cerca de 13 km do centro de Punta del Este. A praia é conhecida por suas areias brancas, formações rochosas e grandes ondas, sendo um local popular entre jovens e praticantes de esportes radicais, especialmente o surf. Durante a primavera e o verão, a praia conta com salva-vidas e recebe diversas competições, como as etapas do Circuito Uruguaio de Surf e do Campeonato Mundial de Surf. Em 2012, a Playa Montoya foi considerada uma das dez melhores praias do mundo pelo jornal The Sunday Times…
Aberta ao público 24h por dia.
Entrada gratuita 🙂
Puerto Nuestra Señora de la Candelaria: Popularmente conhecido como Porto de Punta del Este, ele encontra-se na ponta da península onde o Rio de la Plata encontra o Oceano Atlântico. O porto é considerado um dos principais atrativos turísticos da cidade, por oferecer uma vista deslumbrante do mar e das luxuosas embarcações ancoradas. Durante a alta temporada, o local recebe grandes cruzeiros e é o ponto de partida para passeios até Isla Gorriti e Isla de Lobos, onde é comum avistar lobos marinhos nadando entre as embarcações. Ao redor do porto, há uma vibrante área com restaurantes, bares e lojas, que tornam o local popular tanto de dia quanto à noite. Além de apreciar a culinária local, os visitantes podem caminhar pela orla, observar os pescadores trabalhando e se encantar com o ambiente natural e a vista panorâmica das águas tranquilas da Playa Mansa…
Aberto ao público 24h por dia
Entrada gratuita 🙂
Faro de Punta del Este: Inaugurado em 1860, trata-se de uma das construções mais icônicas da cidade. Localizado na costa do Oceano Atlântico, próximo à ponta da península, o farol possui uma torre cilíndrica de 25 metros de altura, feita de tijolos aparentes, e foi construído com materiais importados da Europa. Embora o acesso ao público não seja permitido, ele oferece uma vista panorâmica de 360°, permitindo avistar pontos turísticos como a Plazoleta Gran-Bretaña, a Ilha Gorriti, a Playa Los Ingleses e a Playa Mansa, com seus modernos arranha-céus. Ao redor, gramados convidam os visitantes a apreciar a paisagem, e há uma pracinha para crianças. A iluminação do farol conta com um alcance luminoso de 8,8 milhas náuticas. Atualmente, o farol remete a tempos mais simples, quando a área ainda não era dominada por luxuosas mansões. No ano 2000, o Correo Uruguayo emitiu selos comemorativos em sua homenagem, destacando a sua importância histórica e cultural para a região…
O interior do Farol não é aberto à visitação pública!
Iglesia Nuestra Señora de la Candelaria: A sua história remonta a 1516, quando Juan Díaz de Solís nomeou estas terras em homenagem a Santa Maria da Candelária. No final do século XIX, o Padre Pedro Podestá começou a oficiar missas na região, e em 1903 foi planejada a construção de uma capela. A primeira capela foi inaugurada em 1911, mas à medida que a comunidade cresceu, um novo templo foi construído entre 1921 e 1942, que foi bendito pelo arcebispo de Montevidéu. Atualmente, a igreja é o principal templo católico de Punta del Este, e um centro de culto relevante durante todo o ano, sob a jurisdição da diocese de Maldonado e Punta del Este. Ao longo dos anos, a igreja passou por várias reformas e adições, incluindo um altar de mármore e a entronização de uma imagem da Virgem de Luján em 1965. Em 1955, a xapela foi elevada à categoria de paróquia, consolidando a sua importância na comunidade…
Aberta a visitação pública de terça a somingo das 10 às 20h
Entrada gratuita 🙂
La Mano: Inaugurada em 1982, traata-se de uma famosa escultura do artista chileno Mario Irarrázabal, que é popularmente conhecida como “Los Dedos” ou “Hombre emergiendo a la vida”. A esculta, localizada na praia Brava, foi criada durante a Primeira Reunião Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. Irarrázabal, o mais jovem entre nove escultores participantes, optou por construir a sua obra diretamente na areia. Apesar de ter o verão inteiro para concluir o projeto, finalizou a escultura em apenas seis dias, enfrentando os fortes ventos da região. A escultura foi construída com plástico reforçado por barras de ferro, e rapidamente se tornou um símbolo de Punta del Este e um atrativo turístico muito popular, amplamente fotografado e reproduzido em postais. Réplicas da escultura foram instaladas em Madrid, no Deserto de Atacama e em Veneza…
Aberto ao público 24h por dia
Entrada Gratuita 🙂