Colonia del Sacramento

 Colonia del Sacramento é uma cidade histórica com um grande potencial turístico. Seu charme único, faz com que a cidade seja um dos destinos turísticos mais românticos do Uruguaia e um dos prediletos para casais em lua-de-mel. A cidade foi o primeiro destino escolhido para ser desbravado na segunda etapa do Projeto Desbravando as Américas. Estive pessoalmente em todos os atrativos turísticos descritos abaixo.
Vale ressaltar que as fotos foram tiradas através de uma camêra fotográfica Cannon, emprestada, e por um celular Iphone 4S.

  • A cidade de Colonia del Sacramento foi fundada no ano de 1680, pelo administrador colonial português Manuel Lobo. 
  •  A cidade é a capital do Departamento de Colonia, localizadoa no sudoeste do Uruguai. 
  • Colonia del Sacramento encontra-se a apenas 50km da cidade argentina de Buenos Aires, por via maritíma pelo Rio de La Plata. 
  • Colonia del Sacramento encontra-se a 177km da cidade de Montevideo, capital da República Oriental del Uruguay. 
  • No ano de 1995, seu bairro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade; pela Unesco, por preservar traços da arquitetura portuguesa, espanhola e pós-colonial. 
  • Não é permitido o trânsito de veículos motorizados no centro histórico da cidade. 
  • Atualmente, esta em andamento um estudo para a construção de uma ponte binacional, ligando a cidade urugauia de Colonia del Sacramento à cidade argentina de Buenos Aires. 
  • A cidade recebe visitantes de diversas partes do mundo, sendo em sua grande maioria casais em lua-de-mel, devido ao seu charme romântico. 
  • Transporte 1: Gol Linhas Aéreas (Rio de Janeiro x Montevideo) 

    Valor: R$500,00

    Tempo de Viagem: 3 horas

  • Transporte 2: Taxí Aeroporto Carrasco x Terminal Tres Cruzes (Essa parte do trajeto tive a companhia de duas brasileiras, Sheila e Luana, mãe e filha, naturais do Rio de Janeiro que aceiaram dividir o valor da corrida do táxi devido ao horário que havíamos desembarcado)

    Valor: UYU 460,00 por pessoa

    Tempo de Viagem: 25 minutos

  • Transporte 3: Ônibus da empresa Viação Cot

    Valor: UYU 342,00 

    Tempo de Viagem: 3h

  •  Couchsurfing na casa do Mariano. Excelente anfitrião. O mesmo, fez questão de buscar-me no Terminal Rodoviário de Colonia do Sacramento, além de  levar-me para fazer um pequeno city tour, de carro, para conhecer alguns atrativos turísticos da sua cidade. 

Roteiro para 1 dia: O que fazer?

Museo del FerrocarrilInaugurado no ano de 2011, o museu ocupa parte do prédio que no passado foi o “Complejo Mihanovich”, construído no começo do século XX pelo empresário argentino Nicolás Mihanovich Filho, que previa o potencial turístico da região. Seus quatro vagões foram restaurados, respeitando os padrões originais da época, e foram nomeados “Monumento Historico del Patrimonio Ferroviario de Uruguay”…

Aberto ao público de quinta a domingo das 10h às 16h. 

Valor da entrada em junho de 2016: UYU 50,00. 

Plaza de Toros Real de San Carlos: Inaugurada no ano de 1910, possui estilo arquitetônico Mudéjar, fundindo elementos românticos e góticos com a arte árabe. Idealizada por investidores argentinos em conjunto com empresários uruguaios como um polo para atrair os amantes de touradas para a região, visto que na Argentina o esporte era proibido por lei…

Atualmente o local encontra-se fechado à visitação. 

Iglesia San Benito: Fundada em 1761, serviu como suporte espiritual para as tropas espanholas que sitiavam a cidade de Colonia del Sacramento. Batizada inicialmente Capilla de San Carlos, em homenagem ao Rei Carlos III de Borbón, e sendo posteriormente rebatizada como Capilla de San Benito, em homenagem a San Benito de Palermo, o primeiro santo negro da igreja católica…

Parque Ferrando: Trata-se de uma grande área florestal com trilhas e áreas destinadas a esportes infantis…

Playa Ferrando: Localizada ao final do Parque Ferrando, é uma praia com águas tranquilas banhada pelo Rio de La Prata, ideal para se refrescar após a uma longa caminhada pelo parque vizinho…

Playa Honda: Localizada próximo ao terminal rodoviário, trata-se de uma pequena faixa de areia com muitas pedras e águas calmas…

 Buquebus de ColoniaLocalizado próximo ao centro histórico da cidade, tratava-se do terminal de ferry boat, responsável pelo transporte fluvial de passageiros, pelo Rio de La Plata, entre a Argentina e Uruguai. O trajeto entre as cidades de Colonia del Sacramento à Buenos Aires é realizado em aproximadamente 1h15min … 

Saídas de Colonia del Sacramento todos os dias do ano em horários pré-estabelecidos.

Valor da travessia em junho de 2016: UYU 1.110,00

Puerta de La Ciudadela (Portón del Campo): Foi construída em 1745, a pedido do governador português Antonio Pedro de Vasconcelos, como porta de entrada para a fortaleza que protegia a cidade de ataques de piratas, espanhóis e ingleses. Atualmente é um dos principais cartões postais na cidade e marca o limite entre a cidade moderna e o bairro histórico…

Bastión de San Miguel: Construído em 1745, como parte da muralha da fortaleza que protegia a cidade. Localizado à esquerda da Puerta de La Ciudadela, ao final da muralha, é considerado um dos locais mais belos do centro histórico…

Calle de Los Suspiros: Considerada uma das mais antigas ruas da cidade, tornou-se famosa por possuir casas em estilo arquitetônico português e espanhol, e pelas inúmeras lendas acerca da origem do seu nome. Segundo uma das lendas, pela rua passavam, suspirando, os condenados à morte a caminho do rio para serem afogados…

Plaza Mayor 25 de Mayo: Localizada na área central do bairro histórico, trata-se de uma grande praça arborizada cercada de cafés, sorveterias, restaurantes e edificações históricas…

El Faro de Colonia del Sacramento: Inaugurado em 1857, com o dinheiro recolhido por impostos das embarcações que ancoravam na cidade, com o objetivo de diminuir o número de naufrágios na região de embarcações que carregavam grandes tesouros em ouro e prata… 

Aberto ao público todos os dias das 10h às 12h30min e 14h30min às 18h30min.

Valor da entrada em junho de 2016: UYU 25,00. 

Museo Municipal Dr. Bautista RebuffoInaugurado em 1951, situa-se em um antigo casarão português do início do século XVIII. Sendo o primeiro museu criado na cidade, abriga em seu acervo objetos arqueológicos que contam a história da região até os dias atuais… 

Aberto ao público de quarta a segunda das 11h15min às 16h15min. 

Valor do ingresso em junho de 2016: UYU 50,00. 

OBS: O ingresso do museu, chamado passaporte, permite o acesso livre a visitação de outros seis museus da cidade. 

Basilica del Santísimo Sacramento: Construída em 1808, sobre as ruínas da primeira igreja da cidade datada de 1680, é considerada uma das mais importantes do país. No ano de 1823, foi parcialmente destruída por um raio que atingiu um depósito de pólvoras, localizado abaixo da construção…

Museo del Humor Interactivo y Multimedia: Inaugurado em 2015, o museu tem como principal proposta despertar a criança adormecida em todos os seus visitantes, de maneira divertida e interativa. Cada pessoa torna-se parte do acervo do local, transformando, dessa forma, cada visita em única…

Aberto ao público diariamente, exceto as terças, das 11h às 17h.

Valor da entrada em junho de 2016: UYU 40,00. 

Acuario de Colonia del SacramentoInaugurado em 2006, no bairro histórico, o aquário é considerado uma parada obrigatória para todos os amantes da natureza. Em seu interior encontra-se uma grande variedade de peixes que vivem nos arroios e rios do país…

Aberto ao público diariamente, exceto as terças, das 14h às 18h. 

Valor da entrada em junho de 2016: UYU 50.00.

Puerto de Yates de Colonia: Construído em 1886, como principal porta de entrada marítima para o bairro histórico, o Puerto de Yates passou por inúmeras reformas ao longo dos anos, sendo a última delas no ano de 2012, que ampliou a sua capacidade de 15 para 40 embarcações. Atualmente, o local possui um píer de madeira bem estruturado que é muito procurado por turistas durante o fim da tarde para assistirem ao pôr do sol…

Teatro y Centro Cultural Bastión del CarmenSituado em um antigo casarão construído em 1880 com o objetivo de ser um ponto de defesa crucial contra as tropas inimigas que chegavam pelo Rio de La Plata, atualmente é o único teatro e centro cultural presente no bairro histórico, com peças e exposições para todos os públicos. Possui um pátio externo famoso por ser o melhor local da cidade para assistir ao pôr do sol…

Aberto ao público diariamente das 12h às 18h. 

Entrada Gratuita para o Centro Cultural. Para o teatro o valor do ingresso varia de acordo com a peça em cartaz. 

Gastronomia: 

Sopa de Macarrones con Arroz y Verduras: 

Milanesa Napolitana com Papas Fritas y  Ensalada: 

Ficou curioso para saber mais sobre o que aconteceu nesta incível aventura? Não perca tempo e adquira já um exemplar do Livro “Desbravando as Américas” com dicas  espetaculares e relatos pessoais do meu desbravamento rumo ao Alasca.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *