Puerto Montt é uma cidade vibrante e acolhedora, onde a cultura local se mistura com paisagens impressionantes de fiordes, montanhas e o Oceano Pacífico. Conhecida por sua rica herança pesqueira e culinária baseada em frutos do mar frescos, a cidade é o ponto de partida perfeito para explorar a região da Patagônia Chilena. Seja para caminhar por sua orla encantadora, visitar mercados tradicionais ou aventurar-se pelas belezas naturais da região, Puerto Montt convida você a descobrir um Chile autêntico e inesquecível. A cidade foi o segundo destino escolhido para ser desbravado na quarta etapa do Projeto Desbravando as Américas. Estive, pessoalmente, em todos os atrativos descritos abaixo.
Vale ressaltar que as fotos foram tiradas por uma câmera fotográfica Nikon e por um celular Iphone 6S.
- A cidade de Puerto Montt foi fundada em 1853.
- Puerto Montt é a capital da Província de Llanquihue e da Regiíon de Los Lagos.
- Puerto Montt é considerada a principal porta de entrada do Arquipélago de Chiloé e da Patagônia Chilena.
- A cidade recebe anualemnte mais de 500 mil visitamtes, sendo o segundo destino mais visitado da região.
- Antes da colonização européia da região era habitada pelo povo originário Huilliches.
- Em 1852, começaram a chegar à região os primeiros colonos alemãs.
- Puerto Montt recebeu o seu nome em homenagem ao então presidente chileno Manuel Montt.
- Em 1960, cerca de 70% das construções da cidade sofreram avarias devido ao Terremoto de Valdivia.
- Durante a ditadura militar de 1974, Puerto Montt foi declarada capital da Regíon de Los Lagos.
- Puerto Montt possui clima de Tundra com invernos de até -7ºC e verões de até 20ºC.
- Segundo o censo, a cidade possui uma população média de 246 mil habitantes, sendo 12.000 composto por imigrantes.
- Em 1980, a cidade passou a sediar anualmente o festival literário Arcoíris de Poesía com o intuito de divulgar as obras dos escritores do sul do Chile.
- As principais atividades econômicas da cidade são a exportação de salmões, o comércio e o turismo.
- Puerto Montt conta com 6 cidades irmãs, sendo uma delas a cidade de Quebec, no Canadá.
- Ônibus urbano da empresa Buses Los Lagos
- Tempo de viagem: 25 minutos
- Valor da passagem em junho de 2018: CLP 900,00
- Couchsurfing na casa do Edgardo. Excelente anfitriao que me ajudou a organizar o meu roteiro para desbravar a sua cidade. Hospedei-me por duas noite em sua casa e foi uma experiencia incrivel. Bebemos vinho chileno, assistimos videos no youtube e demos muitas risadas. Ele me mostrou o video de uma apresentacao da cantora brasileira Xuxa no festival de Viña del Mar e me explicou o motivo dela nunca mais ter retornado ao Chile.
Roteiro para 1 dia: O que fazer?
Museo Historico Juan Pablo II: Fundado em 1967, com o objetivo de preservar a memória da cidade e da região do Seno de Reloncaví. Desde 1988, ele está instalado na antiga estrutura do Mercado de la Rampa, que foi reformada especialmente para receber a visita do Papa João Paulo II. O museu abriga um acervo de 1.800 peças, distribuídas em nove salas temáticas que narram a história local, desde a formação geológica da região até o século XX. Entre os destaques estão os achados arqueológicos de Monte Verde, elementos da cultura chilota, registros da colonização alemã e objetos relacionados à visita papal. Após enfrentar problemas estruturais, o espaço foi fechado em 2012 e reaberto em 2015, completamente renovado. Além das exposições permanentes, o museu conta com mostras temporárias, uma sala infantil e o valioso Arquivo Bibliográfico Vicente Pérez Rosales, que reúne documentos históricos da região. Uma das relíquias mais notáveis é a espada do herói naval Carlos Condell, atualmente em exposição no Museu Marítimo Nacional.
Aberto ao público de segunda a quinta das 9h às 18h e sexta das 9h às 17h
Entrada Gratuita 🙂
Escultura Sentados Frente Al Mar: Inaugurada em 2002, trata-se de uma obra do artista Robinson Barría que retrata um casal abraçado, contemplando o mar. Inspirada na música “Puerto Montt”, do grupo Los Iracundos, a escultura começou a ser idealizada em 1996, mas só saiu do papel em 2001, graças ao apoio da Lei de Doações Culturais. Com seis metros de altura e construída com a técnica de ferrocimento, a escultura logo chamou a atenção por sua estética incomum, gerando críticas — inclusive do próprio autor, que chegou a compará-la a “um filho deformado”. Apesar disso, a sua inauguração, propositalmente marcada para o Dia dos Namorados, consolidou o seu vínculo com o imaginário afetivo da cidade. Ao longo dos anos, a obra foi incorporada ao cotidiano de Puerto Montt, sendo amplamente fotografada, reproduzida em souvenires e até utilizada como meio de expressão política, como nas manifestações estudantis de 2011. Hoje, a escultura é mais do que um marco visual: tornou-se um símbolo cultural com forte valor emocional para moradores e visitantes.
Aberto ao público 24h por dia
Acesso Gratuito 🙂
Muelle de Paseo: Inaugurado em 1888, durante o 35º aniversário de Puerto Montt, repidamente o local tornou-se um marco fundamental para o desenvolvimento da cidade. Construído por Alejandro Marshall, o cais original possuía 140 metros de extensão e foi erguido em frente à Praça de Armas para receber embarcações, cargas e correspondências. Desde o início, o píer também funcionou como um espaço de passeio e convivência para a comunidade local. A inauguração contou com autoridades, estudantes, bombeiros e o coro Tautonia, evidenciando a sua importância simbólica. Ao longo dos anos, o Muelle acompanhou o crescimento urbano da cidade, deixando de ser apenas um porto para se tornar um importante ponto de encontro e lazer. A sua história reflete a transformação da cidade, que evoluiu de vila pesqueira para centro regional. Antes de 2018, o local já era reconhecido como atração turística e símbolo cultural. Além disso, marca o início da Carretera Austral, importante rota no sul do Chile.
Aberto ao público 24h por dia
Acesso Gratuito 🙂
Casa del Arte Diego Rivera: Inaugurada em 1964,trata-se do principal centro cultural de Puerto Montt, fruto do Plano Chileno-Mexicano de Cooperação Fraternal após o terremoto de 1960. Erguida no local do antigo Hotel Miramar, a obra foi projetada pelo arquiteto Sergio Soza para ser um espaço multidisciplinar com foco em impulsionar a reconstrução cultural e social da cidade. O local abriga salas de teatro e exposições, como a Sala Hardy Wistuba e a Sala Mafalda Mora, além de uma cafeteria com vista para a baía. Desde 1992, o local é o principal palco dos Temporales Internacionales de Teatro. A sua infraestrutura foi ampliada e modernizada no primeiro governo de Michelle Bachelet, fortalecendo ainda mais a sua função como espaço de formação, expressão artística e encontro da comunidade.
Aberto ao público de segunda a sexta das 10h às 19h30min
Entrada Gratuita 🙂
Plaza de Armas de Puerto Montt: Localizada no centro da cidade, junto à orla marítima, a praça é um espaço agradável para passeios, com vista para o mar e importantes marcos históricos, como a igreja de madeira Nuestra Señora del Carmen. Fundada com o primeiro traçado urbano em 1852, ela testemunhou a fundação oficial de Puerto Montt no ano seguinte, com a leitura da ata por Vicente Pérez Rosales. Também chamada de Plaza Manuel Irarrázaval, ela foi a primeira praça pública do Chile a contar com um jardim. Ao longo do tempo, o local passou por quatro grandes remodelações, destacando-se a sua reconstrução após o terremoto de 1960, liderada pelo arquiteto Juan Leonhardt e artesãos locais. O seu interior abriga uma fonte e um monumento dedicado ao herói nacional Bernardo O’Higgins. Atualemnete a praça é o principal palco de eventos e feiras culturais da cidade.
Aberta ao público 24h por dia
Acesso Gratuito 🙂
Monumento a la Colonización Alemana: Inaugurado em 2002, a pedido do Club Alemán, o monumento homenageia os colonos alemães que chegaram à Região dos Lagos em 1852, e também representa os colonos chilenos da ilha de Chiloé. O conjunto escultórico em bronze mostra os dois grupos: um leñador chilote, acompanhado de seu cão, e uma família de imigrantes alemães com os seus filhos. A composição simboliza o encontro cultural entre os primeiros habitantes e os novos colonizadores, fundamentais para o desenvolvimento social e cultural da região. A colonização foi impulsionada inicialmente por chilotes e, posteriormente, organizada por agentes como Vicente Pérez Rosales, que trouxe famílias alemãs para fortalecer o povoamento do sul do Chile.
Aberto ao público 24h por dia
Acesso Gratuito 🙂
Catedral de Puerto Montt: Dedicada a Nossa Senhora do Carmo, a catedral é o mais antigo patrimônio histórico-religioso-cultural da cidade, tendo a sua primeira fundamento sido instalada em 1856, apenas três anos após a fundação da cidade. A igreja foi abençoada como paróquia em 1892 e, com a criação da Diocese de Puerto Montt em 1939 pelo Papa Pio XII, foi elevada a catedral. Ao longo dos anos, o local passou por diversas reformas, especialmente após os danos causados pelo terremoto de 1960. O seu frontispício exibe quatro colunas dóricas que remetem ao Partenón, e a sua estrutura principal é feita de madeiras nativas, com vigas apoiadas sobre doze colunas de alerce. Atualmente, a Catedral se destacada pela sua beleza arquitetônica e pelo seu valor histórico.
Aberta ao público de segunda a sexta das 9h às 19h30min, sábados das 11h às 19h30min e dominigos das 8h30min às 14h
Acesso Gratuito 🙂