Pelotas

Pelotas, por ser uma cidade pequena, possui fortes traços culturais dos moradores do estado do Rio Grande do Sul. Em minha opinião, é uma cidade encantadora que vale a pena ser visitada, principalmente se você é um grande fã de doces, como eu. A cidade foi o décimo primeiro destino escolhido para ser desbravado na primeira etapa do Projeto Desbravando as Américas. Estive pessoalmente em todos os atrativos turísticos descritos abaixo.
Vale ressaltar, que todas as fotos foram tiradas através de um celular e, por conta disso, a qualidade não foi das melhores.

Roteiro para 1 dia – O que fazer?

Catedral São Francisco de Paula: Inaugurada em 1948, a Catedral possui estilo arquitetônico eclético com colunas das ordens dóricas, jônicas e coríntias em sua fachada, além de fortes traços do estilo Barroco. 

Biblioteca MunicipalFundada em 1875, por um grupo de intectuais, com a finalidade de levar o conhecimento a todos os moradores da cidade. Sua sede, inaugurada em 1881, foi construída em estilo arquitetônico eclético, com materiais vindos da Europa. Aberto ao público das 9h às 18h (segunda à sexta).

Entrada gratuita. 

Mercado Público Central: Construído em estilo neoclássico, no ano de 1847, é considerado um dos prédios mais belos da cidade de Pelotas. Em seu interior há lojas com aresanias locais. Aberto ao público das 9h às 22h (exceto domingo).

Catedral do Redentor (Igreja Cabeluda): Construída em estilo arquitetônico neogótic, no final do século XIX, e inaugurada no início do século XX. É considerada um dos principais cartões postais da cidade. Recebeu seu apelidodevido a uma hera que cresce em suas paredes e que muda de coloração seguindo as estações do ano. 

Castelo Simões Lopes: Constrído em estilo medieval, no ano de 1922, para servir de residência ao político pelotense Augusto Simões Lopes , filho mais novo do Visconde da Graça. A propriedade ganhou o título de castelo por ser o maior casarão da época. 

Antiga Estação Ferroviária de Pelotas: Inaugurada em 1884, com o objetivo de de interligar as três principais cidades do Sul do estado através do chamado tripé econômico: Rio Grande (Porto), Pelotas (Charque) e Bagé (Gado). Em 1996, a estação teve as suas atividades interrompidas e o prédio foi desativado. 

Museu da Baronesa: Construído em 1863, como residência para o ilustre casal pecuarista Annibal e Amélia Hartley Antunes Maciel. Em 1884, em reconhecimento ao apoio ao ato que emancipou os escravos da cidade, o casal recebeu do Imperador Dom Pedro II o título de Barões do Serro. Em 1979, a residência foi entregue à  cidade de Pelotas, tornando-se em 1982, no Museu da Baronesa. Aberto ao público das 13:30 as 17:45. 

Valor da entrada: R$3,00

Praia do Laranjal: Com cerca de 2km de extensão, trata-se de uma praia de água doce banhada pela Lagoa dos Patos. 

Dicas de Gastronomia: 

Chimarrão: Bebida típica da Região Sul do Brasil. Nas ruas, é comum ver pessoas  com a Cuia e uma garrafa térmica debaixo do braço. Bah! Tchê! Tri Legal Guri. 

Quer saber mais sobre o que aconteceu nesta incível aventura? Não perca tempo e adquira já o livro “Desbravando as Américas Etapa 1- As Aventuras de um Mochileiro do Rio de Janeiro à Montevideo“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *